Pedro Pedrossian e Walter Carneiro – Foto: acervo familiar
Walter Carneiro (*) –
O Homem de Miranda é uma referência viva na arte de fazer política e governar.
O mirandense Pedro Pedrossian nasceu em 13 de agosto de 1928 e morreu aos 89 anos em 22 de agosto de 2017.
Era formado em Engenharia, porém dominava outros conhecimentos. Na profissão, chegou à chefia da Noroeste do Brasil, onde se firmou pelas vocações futuristas e privilegiadas leituras políticas, econômicas e sociais.
Sua liderança se impôs, naturalmente, colocando-o no centro de uma aspiração mudancista que tomou conta do Mato Grosso uno nos anos 1960. Assim, foi eleito governador pela primeira vez e neste mandato, de 1966 a 71, fez uma grande revolução gerencial, marcada pela construção de duas universidades, estradas e escolas.
Depois, quando o estado estava sendo dividido, já por Mato Grosso do Sul se elegeu senador em 1978. Em 1980, tornou-se governador pela segunda vez. E em 1990 as urnas o aclamaram para o terceiro mandato na chefia do Executivo estadual.
Nos três governos Pedrossian sobrou em exemplos de gestão.
Criativo, cerebral, andando sempre à frente, plantou ideias e criou estruturas que deram ao sistema de governança uma dinâmica moderna e ajustada a necessidades que se antecipavam às demandas. Quando já se havia aposentado, perguntaram-lhe o que havia feito de melhor na vida pública. Sem vacilar, respondeu: universidades.
O conhecimento era para ele o corpo e a alma, a forma e o conteúdo das maiores transformações almejadas pelo homem. Por isso vivia com os pés sempre caminhando à frente, como sugeria um de seus motes de campanha: “O futuro agora”!
(*) Ex-deputado estadual e líder de Pedro Pedrossian na Assembleia Legislativa.