A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) recebeu em sua sede representantes do governo estadual e mineradoras do estado de Mato Grosso do Sul. O encontro teve como objetivo apresentar a AMIG, seu trabalho e a importância de um relacionamento ético e transparente entre os poderes executivos e as iniciativas privadas para o desenvolvimento dos territórios.
A reunião contou com a presença de Waldir Salvador, consultor institucional da AMIG; Luciana Mourão, consultora econômica; Walter Benedito Carneiro Junior, secretário-adjunto e Eduardo Pereira, Coordenador de Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), do Governo do MS e o Eng. Rodrigo Dutra Amaral, Diretor de Sustentabilidade da Lhg Mining (MCR Mineração).
Durante o encontro, Waldir Salvador destacou o papel crucial da AMIG na evolução e qualificação dos municípios mineradores, além de sua função como intermediária entre os municípios e os empreendimentos minerários no Brasil.
Walter Benedito Carneiro Junior ressaltou que, embora a mineração em Mato Grosso do Sul vive um boom em comparação com outros estados, o governo está empenhado em desenvolver e promover a diversificação da atividade mineraria. Esta visita à AMIG foi fundamental para adquirir conhecimento e desempenhar um papel diferenciado no setor mineral. “Estamos trabalhando para entender a atividade e como o estado pode ser parceiro do setor. Nossa visão é desenvolvimentista, com o propósito de fomentar este processo”.
A reunião também abordou temas como o sucateamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), a utilização da CFEM, a diversificação econômica e a dependência municipal da atividade mineradora. Além disso, discutiram os impactos da atual Reforma Tributária nos estados e municípios mineradores.
Eduardo Pereira, Coordenador de Mineração da Semadesc, reconheceu a importância da AMIG para os municípios, estados e para o país, expressando interesse em fomentar a afiliação de outros municípios mato-grossenses à entidade.