Realizado na quarta-feira (5) pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Comitê do Fogo de MS, em conjunto com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o 2º Seminário presencial em Mato Grosso do Sul: resiliência da população frente aos incêndios florestais. O encontro reuniu militares de 10 estados brasileiros para conhecer um pouco da experiência do Serviço Florestal dos Estados Unidos nas ações de comunicação para prevenção e enfrentamento a incêndios florestais.
“Foi uma experiência rica de compartilhamento de experiências e outros modelos de prevenção a incêndios florestais e sobre como orientar as comunidades e a população em geral sobre como lidar com esse tipo de evento”, informou o assessor bombeiro militar da Semadesc, tenente coronel Leonardo Rodrigues Congro, que preside o Comitê do Fogo de MS e organizador do Seminário.
O evento aconteceu no auditório do campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e contou com cerca de 400 participantes. Entre a autoridades presentes, o secretário adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Jr., representou o governador Eduardo Riedel no evento e destacou que “as ações do Governo de Mato Grosso do Sul para a prevenção e combate a incêndios florestais será elevada a um outro nível e potencializada com a expertise do Serviço Florestal dos EUA”. De acordo com o secretário adjunto, a realização do Seminário vai aprimorar o conhecimento das forças combate sul-mato-grossense e dos demais estados participantes para dar à população a resposta que a população necessita nas situações de incêndios florestais.
“Em Mato Grosso do Sul, nos últimos anos, o Governo do Estado promoveu investimentos significativos nas estruturas do Corpo de Bombeiros. Aprimoramos a nossa legislação e vamos partir agora para uma comunicação mais assertiva, de forma a alinhar as ações que cabem ao poder público e à população, a exemplo do que ocorre nos EUA. Esse intercâmbio, essa troca de informações, é riqueza deste encontro. A atuação preventiva que os EUA fazem junto às comunidades é bastante eficaz e identificamos que precisamos avançar um pouco mais nesse sentido. Por isso a importância desse evento”, afirmou Walter Carneiro Júnior na abertura do evento.
Importância da Comunicação
Brenda Bowen, especialista em Recursos e oficial de informação pública da equipe de manejo de florestas, pastagens e ecologia vegetal do Serviço Florestal dos Estados Unidos (United States Forest Service), apresentou o tema “Estratégias adotadas de comunicação do Serviço florestal Americano junto à população diretamente afetada por incêndios florestais e cases de sucesso nos EUA”.
A tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS falou sobre as ações do Corpo de Bombeiros Militar na prevenção e combate aos incêndios florestais e as estratégias de comunicação adotadas pelo Corpo de Bombeiros junto à população diretamente afetada pelos incêndios florestais, além da apresentação de cases de sucesso em Mato Grosso do Sul.
A coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Karina Vilas Boas e o superintendente de Marketing da Secom, Leandro Lima apresentaram as estratégias de comunicação sobre incêndios florestais adotadas pela Secom junto à população em geral, além da campanha prestes a ser lançada pelo Governo do Estado.
Também participaram da solenidade de abertura do Seminário o Assessor Cultural do Consulado dos EUA em São Paulo, representando o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, senhor David Hodge; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coronel Frederico Reis Pouso; o secretário Adjunto da Sejusp, Ary Carlos Barbosa; o Promotor de Justiça Luciano Loubet (MPMS) e a juíza Joseliza Turine, diretora do Foro de Campo Grande, representando o presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Afrânio Pissini, Semadesc